segunda-feira, 28 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO E POLÍTICA

“As chamadas minorias, por exemplo, precisam reconhecer que, no fundo, elas são a maioria. O caminho para assumir-se como maioria está em trabalhar as semelhanças entre si e não só as diferenças e assim criar a unidade na diversidade, fora da qual não vejo como aperfeiçoar-se e até como construir-se uma democracia substantiva, radical.”
(Freire, Paulo. Pedagogia da esperança. Paz e Terra, 1992).

Cidadão significa "indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado" e cidadania "tem que ver com a condição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos e o direito de ter deveres de cidadão". É assim que Paulo Freire entende,"a alfabetização como formação da cidadania" e como "formadora da cidadania". (FREIRE, Paulo. Política e Educação, Cortez, 1993.)
De maneira ampla e diversificada, as idéias de Paulo Freire alcançam as áreas da economia, das ciências sociais, da física, da química, da psicologia, da política, entre outras. Constrói a cidadania para cada um e para todos.

“Um desses sonhos para que lutar, sonho possível mas cuja concretização demanda coerência, valor, tenacidade, senso de justiça, força para brigar, de todas e de todos os que a ele se entreguem, é o sonho por um mundo menos feio, em que as desigualdades diminuam, em que as discriminações de raça, de sexo, de classe sejam sinais de vergonha e não de afirmação orgulhosa ou de lamentação puramente cavilosa. No fundo, é um sonho sem cuja realização a democracia de que tanto falamos, sobretudo hoje, é uma farsa.”
(FREIRE, Paulo. Política e Educação, 2001.)

 “A cidadania é uma invenção coletiva. Cidadania é uma forma de visão do mundo”.
(Paulo Freire)
Desde o começo da prática pedagógica, Paulo Freire optou por uma pedagogia política centrada na liberdade e na autonomia das pessoas, propondo a politização da educação.
Ao avaliar que o processo do conhecimento acontece quando o indivíduo, é estimulado a refletir sobre os seus problemas na vida cotidiana, o trabalho pedagógico político de Paulo Freire segue para o homem excluído das ações políticas e julgado pelos poderosos como incapaz de definir sua existência.
Juntando educação e política em seu trabalho de acompanhamento pedagógico de pessoas iletradas em várias partes do mundo, Paulo Freire motivou para à reconquista dos seus direitos, da voz, da leitura e da escrita .Educação e política para Paulo Freire é assumir o comando dos deus processos de existência liberta e progressista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário